Protheus – Rotina de download de XML de NF-e e CT-e​

Baixe todos os XML(s) de NF-e & CT-e da sua empresa. Rotina extremamente leve e fácil de configurar, basta agendar a execução. Seus XML(s) todos em um único lugar.

Aquisição

Os fontes das funcionalidades para o download de NF-e e CT-e emitidos contra o CNPJ da empresa são distribuídas individualmente via prw. Após a confirmação de pagamento, os fontes serão enviados no e-mail que foi informado no momento da compra. Ou se preferir, pode entrar em contato ([email protected]).

Meios de pagamento: Atualmente é possivel pagar pelo Mercado Pago. Se preferir efetuar pagamentos com boletos, a opção do Mercado Pago oferece essa possibilidade. Ao clicar no botão ‘Comprar Agora’ você será redirecionado para página oficial do Mercado Pago

NF-e
Valor R$ 899,99 do código fonte para download de XML de NF-e.
CT-e
Valor R$ 899,99 do código fonte para download de XML de CT-e.

Novidades

CT-e


→ Realiza downloads dos XMLs disparados contra o CNPJ da empresa e salva arquivos em uma pasta.

→ Funcionalidade pode ser agendada via Schedule, acionada via menu de usuário ou até mesmo por outras user functions ou static functions.

NF-e


→ Realiza downloads dos XMLs (notas de compra) disparados contra o CNPJ da empresa e salva arquivos em uma pasta.



→ Funcionalidade pode ser agendada via Schedule, acionada via menu de usuário ou até mesmo por outras user functions ou static functions.

Dúvidas Frequentes

1 – Os XMLs baixados pelas funcionalidades possuem validade jurídica?
Sim, tanto os XML de CT-e quanto os de NF-e possuem validade jurídica, pois são baixados diretamente da Sefaz.


2 – As funcionalidades baixam os XML desde quando a empresa começou a emitir NF-e ou CT-e?
Não, a Sefaz só permite que sejam baixados os XML emitidos nos últimos 90 dias. Sendo assim, esse é o limite das funcionalidades.


3 – A funcionalidade de CT-e está configurada corretamente e estava funcionado, mas parou de baixar os XMLs. E o CT-e consta no portal da Sefaz. O que pode ser?O processo de integração entre a Sefaz estadual e a Sefaz nacional pode estar com problema. Com isso não é possível efetuar os downloads. Para verificar isso, entre no portal da Sefaz nacional e consulte um CT-e não está conseguindo baixar (pela chave). No Box “SITUAÇÃO ATUAL :AUTORIZADO” observe a coluna “Data Recebimento AN” se estiver preenchido com uma data inválida, como “01/01/0001 – 00:00:00” significa que a integração entre Sefaz estadual e a Sefaz nacional está com problemas.

Exemplo

Nesses casos você deve entrar em contato com a Sefaz de seu estado para que o serviço seja normalizado

4 – A Sefaz fornece algum lugar para verificar a disponibilidade dos serviços de download de NF-e ou CT-e?
Não, até o momento não existe um local onde possa ver a disponibilidade desses serviços, desse modo as vezes os serviços podem estar inoperantes e não ter por onde monitorar.


5 – Aparece o seguinte erro no console ao tentar efetuar o download:”Value=“A WSDL exception occurred at0:0 WsdlParser Exception :Error sending SOAP message:Peer certificate cannot be authenticated with given CA certificates”
Esse erro geralmente é referente aos arquivos do certificado digital do cliente. Execute o processo descrito nos links abaixo para sanar o problema.
→ Link 01 do TDN
→ Link 02 do TDN
→ Link 03 do TDN


6 – Estou tendo as seguintes rejeições ao tentar efetuar o download:
→ “641 – Rejeição:NF-e indisponivel para o emitente”
→ “640 – Rejeição:CNPJ/CPF do interessado não possui permissão para consultar esta NF-e”

As rotinas fazem download das NF-e e/ou CT-e das quais o cnpj da empresa é o destinatário da nota. Caso esteja tentando efetuar o download de notas que prória empresa emitiu (de saída), ou notas emitidas para um CNPJ diferente ao da empresa, isso não será possível.

7 – Estou tendo a seguinte rejeição ao tentar efetuar o download de NF-e:
→ “656 – Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser guardado 1 hora para efetuar nova solicitacao caso nao existam mais documentos a serem pesquisados. Tente apos 1 hora)”

Em 2022 a Sefaz ficou mais rígida em relação aos intervalos de tempo das requisições feitas em suas webservices. Era comum a mesma empresa fazer consultas na Sefaz de dois em dois minutos, ou ter mais de um software fazendo as consultas em intervalos de tempo curto, isso exauria os servidores da Sefaz, por conta disso foram impostas novas regras, que por sua vez geram a rejeição 656.

Para resolver esse problema você deve identificar o motivo da rejeição. Abaixo alguns pontos que devem ser analisados.

    1. Verifique se não tem outro software de mercado (Arquivei, Sieg, File.io e etc) na sua empresa ou em seu escritório de contabilidade realizando as consultas. Caso você ou seu escritório de contabilidade possuam essas ferramentas, você deve configura-las para que executem o minimo de consultas possíveis, 1 vez por dia por exemplo, para não gerar conflito de consultas na Sefaz, e causar os bloqueios.
    2. Caso você tenha configurado as rotinas adquiridas para serem executas via Schedulle, você deve ajustar o intervalo de execução para no minimo 70 minutos (recomendado). Vale observar que a rotina de NF-e tem a rotina uma rotina auxilixar de manifestação, e essa também realiza consultas na Sefaz, ou seja, ela também precisa de um intervalo de 70 minutos. Sendo assim os intervalos podem ficar da seguinte forma: 11:00 horas executar rotina de Manifestação; 12:10 horas executar rotina de download de XML; 13:20 horas executar rotina de Manifestação; 14:30 horas executar rotina de download de XML e assim por diante..
    3. Caso você esteja executando as rotinas pelo menu de usuário, você deve tomar as precauções com os tempo de execução conforme mencionado no item 2.
    4. Entre em contato com a Sefaz de seu estado para saber os motivos pelos quais ela está bloqueando-o.

         Veja mais sobre o assunto nos links abaixo:
         → Link 01
         → Link 02